ENGENHARIA ECONÔMICA


Pelo método de depreciação conhecido como Método do Sistema Acelerado Modificado de Recuperação, há a utilização do método linear e do balanço declinante, sendo o valor de podendo ser obtido a partir de uma taxa tabulada. Supondo que Um ativo imobilizado possua uma vida útil de 15 anos e tenha tido um custo inicial de 230.000, pelo método MACRS, o valor contábil ao final do quarto ano será de:


162.875


161.785


159.275


156.760


145.350

A forma de depreciar pode variar de acordo com as decisões empresariais, porém é importante que o gestor tenha plena consciência das implicações da escolha de determinado método, tanto em termos fiscais quanto em termos financeiros e contábeis. Assinale a alternativa correta no que diz respeito a utilização da depreciação:


Um ativo imobilizado depreciado não poderá, pela lógica, assumir um valor residual que seja inferior a zero


A depreciação contábil tem por objetivo atender as determinações vigentes em termos tributários


Caso o bem não seja depreciado no exercício correto, pode ser depreciado no exercício seguinte, desde que de forma cumulativa


A depreciação contábil e fiscal, embora conceitualmente diferentes, produzem os mesmo valores a serem depreciados


A depreciação de determinado exercício tem o poder de causar alterações nos valores a serem pagos a título de Imposto de Renda

Quando são feitas a analises de risco, muitos fatores devem ser levados em consideração, inclusive relativos as condições externas a empresa, como por exemplo o cenário macroeconômica, e condições internas, como a composição do capital necessário no curto e no longo prazos. Diante disso, avalie as afirmações a seguir:

I - O investimento significa comprometer capital de curto prazo da empresa e assumir o risco do negócio sendo que

II - quanto maior o risco de determinado projeto maior o retorno exigido pelo investidor.


As duas informações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira


As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira


Ambas as afirmações são falsas


A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira


A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa

A estatística está presente no dia-a-dia do engenheiro de produção das mais diversas formas, e por isso, é fundamental que ele tenha claro alguns conceitos básicos e saiba aplica-los oportunamente para melhoria e entendimento de processos diversos. Sobre os conceitos estatísticos, assinale a alternativa incorreta:


Média, Moda e desvio-padrão são medidas de tendencia central


Mediana é o valor que está no centro do conjunto de dados


A moda é o valor que mais se repete em um conjunto de dados


A amplitude de uma classe é calculada pela diferença entre o limite superior e o limite inferior


O desvio-padrão é calculado tomando-se a raiz quadrada da variância

Em estatística, as variáveis são dados aleatórios que podem assumir determinados valores de acordo com algumas circunstancias específicas. Elas são classificadas de acordo com a sua natureza e com os dados os quais elas representam. Sobre a classificação das variáveis, assinale a alternativa incorreta:


Uma variável qualitativa ordinal leva em consideração a ordem e o posicionamento


Uma variável qualitativa é também chamada de variável categórica


Uma variável quantitativa discreta assume valores finitos e inteiros


Uma variável quantitativa discreta é exemplificada pelo peso de um equipamento


Uma variável qualitativa nominal também é conhecida como semiquantitativa

A administração financeira revelou-se com o passar dos anos, fundamental para garantir a sobrevivência das empresas em um ambiente capitalista extremamente competitivo, no qual uma decisão errada pode significar o fracasso da organização. Assim, sobre as funções da administração financeira, podemos afirmar que


A administração dos passivos não está diretamente ligada com a administração dos ativos, e é, sob o ponto de vista da administração financeira, uma medida independente.


O controle financeiro, embora não seja obrigatório para as empresas, é uma função primordial, na medida em que, mesmo não envolvendo o estabelecimento de medidas corretivas, interfere nos resultados.


O planejamento financeiro deve ser realizado com vistas ao médio e longo prazo, deixando o curto prazo a cargo da função denominada de controle financeiro.


A administração dos ativos engloba, entre outras ações, avaliar as formas de redução de custos e melhoria na rentabilidade do patrimônio empresarial, tanto em termos físicos quanto financeiros.


Cabe ao administrador financeiro potencializar os ganhos da empresa em termos de capital, não se envolvendo com a realidade operacional, mas sim com os problemas de escassez de recursos

No regime de juros simples, a capitalização acontece ao final do período e os juros incidem apenas sobre o valor do principal, não havendo capitalizações intermediárias. Supondo que o administrador financeiro efetue a compra de um ativo no mercado de capitais, com valor atual de R$ 25.000 capitalizados a taxa de juros simples de 2,5 % ao mês. Ao final de 18 meses, terá como rendimentos de juros e valor do montante, respectivamente:


11.250,00 e 36.250,00


9.550,00 e 34.550,00


12.500,00 e 37.500,00


10.300,00 e 35.300,00


10.450,00 e 35.450,00

Em se tratando de analises que envolvem a substituição de equipamentos, os estudos econômicos e financeiros são muito importantes para direcionar decisões dos executivos, de maneira que interferem diretamente na estrutura de capital das organizações. Nesse contexto, são propostas as afirmações a seguir:

I – As análises econômico-financeiras buscam critérios de avaliação relacionados aos custos de manutenção e valor residual dos ativos, considerando uma taxa considerada atrativa para realizar o investimento e

II – são compostos por previsões de fluxo de caixa e cálculos financeiros por meio dos quais são possíveis determinar as vantagens de substituição e também o seu melhor momento não carregando quaisquer elementos subjetivos, mas apenas objetivos.

Assinale a alternativa correta
 


A afirmação I e a afirmação II estão incorretas


As duas afirmações estão corretas, a segunda justifica a primeira


A afirmação I está correta, porém a afirmação II está incorreta


A afirmação I está incorreta, porém a afirmação II está correta


As duas afirmações estão corretas, a segunda não justifica a primeira

A depreciação é um mecanismo pelo qual se dá a contabilização da perda de valor de determinados ativos empresariais. Mais do que uma simples prática contábil, ela constitui-se de uma medida extremamente importante até mesmo do ponto de vista estratégico, já que pode impactar no resultado final de uma organização. Sobre a depreciação, são propostas as seguintes afirmativas:

 

I – É obrigatória para todas as empresas que adotam o regime de lucro real

II – É o registro da redução do valor do ativo imobilizado, refletido na DRE

III – Pela depreciação fiscal, a depreciação do bem geralmente é maior no final

 

Estão corretas as afirmações:


I e III


III, apenas


I e II


II e III


II, apenas

As análises de risco e incerteza exigem do responsável pelas finanças um raciocínio crítico e um grande envolvimento no estudo e previsibilidade de cenários. Isto pode significar o sucesso dos investimentos. Sobre a analise em condições de risco, é incorreto afirmar que:


É possível utilizar a distribuição normal para verificar probabilidades em relação ao VPL de projetos


O desvio-padrão tem inúmeras aplicações em engenharia econômica e é uma medida de risco


Um ativo livre de risco pode ser parâmetro para cálculo de desvio-padrão de fluxos de caixa


Por meio de simulação de cenários, variáveis são alteradas para as avaliar alternativas mais rentáveis


Risco e Incerteza são conceitos equivalentes e medem a variabilidade em relação aos resultados previstos

Páginas: 123